quarta-feira, 27 de maio de 2009

Vacina contra gripe A só estará pronta a meio do Verão

-
A vacina contra a gripe A (H1N1) estará pronta apenas a meio do Verão, adiantou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
-
Segundo o director-adjunto da referida organização, Keiji Fukuda, a produção da vacina não foi ainda recomendada, estando a ser acompanhada a evolução do vírus H1N1.
-
"Estamos numa fase muito prematura do desenvolvimento da vacina. Actualmente, estamos a desenvolver os chamados 'vírus candidatos' que serão depois entregues às empresas (fabricantes das vacinas), um processo que irá terminar em finais de Junho, princípios de Julho", adiantou o executivo.
-
"Nessa altura, poderão começar os testes necessários e o desenvolvimento da vacina, mas prevemos que a produção só poderá arrancar em meados do Verão", acrescentou Fukuda em conferência de imprensa.
-
O mais recente balanço efectuado pela OMS contabilizou 12954 casos, dos quais se registam 92 mortes, em 46 países.
-
Devido ao crescente número de casos estima-se que a pandemia seja iminente, razão pela qual a OMS declarou o nível 5 de alerta no passado mês de Abril.
-
"Os países já estão a tomar as medidas de saúde pública que tinham de tomar neste caso" , afirmou a OMS, que tem vindo a ser pressionada pelos países que a integram para que não seja declarada uma pandemia devido aos danos políticos e económicos que isso possa vir a causar.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: