quarta-feira, 27 de maio de 2009

Menopausa precoce tem ligação a genes

-
Cientistas holandeses identificaram variantes genéticas que podem influenciar a idade com que certas mulheres atingem a menopausa.
-
Os especialistas holandeses da Universidade Erasmus, em Roterdão, analisaram dados genéticos provenientes de nove estudos que envolveram mais de 10 mil mulheres na menopausa, tendo sido encontradas vinte mudanças nos códigos genéticos das voluntárias que foram associadas à menopausa precoce.
-
Estas variantes encontram-se localizadas em quatro locais diferentes nos cromossomas 19 e 20.
-
Apesar dos seus efeitos não serem ainda esclarecedores, os cientistas suspeitam que as mutações actuem nos ovários ou no cérebro.
-
"Nós descobrimos que as vinte mudanças genéticas eram todas relacionadas à menopausa levemente precoce, e as mulheres que tinham pelo menos uma delas entraram na menopausa um ano antes das outras", afirmou Lisette Stolk, uma das investigadores da Universidade Erasmus.
-
Lisette Stolk acrescentou ainda que a idade da menopausa pode ser um factor importante, principalmente nos países ocidentais onde muitas mulheres têm filhos numa idade mais avançada.
-
A investigadora espera agora que estes resultados venham ajudar os cientistas a compreender melhor a função das variantes genéticas relacionadas com a menopausa precoce.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: