quinta-feira, 7 de maio de 2009

Investigadores testam com sucesso anticoncepcional masculino

-
Cientistas chineses acreditam ter desenvolvido um tratamento anticoncepcional para homens que para além de ser eficaz, não tem efeitos colaterais sérios a curto prazo.
-
A equipa de investigadores realizou testes em mais de mil homens com idades compreendidas entre os 20 e os 45 anos, e que tiveram pelo menos um filho nos dois anos que antecederam a experiência. As suas parceiras, com idades entre os 18 e os 38 anos, não tinham quaisquer problemas reprodutivos.
-
Ao longo do tratamento os homens receberam, durante dois anos e meio, uma injecção de um líquido que continha a hormona testosterona, que provocava a suspensão temporária da produção de espermatozóides.
-
Durante os testes, apenas um em cada cem voluntários engravidou a sua parceira, tendo o número de espermatozóides dos participantes voltado ao normal após seis meses desde a interrupção do tratamento.
-
Estudos anteriores na busca do mesmo objectivo revelaram-se pouco confiáveis, apresentando alguns efeitos secundários, como mudanças repentinas de humor e diminuição na libido.
-
"Para casais que não podem ou que preferem não usar somente anticoncepcionais femininos, as opções (até hoje) limitam-se à vasectomia, aos preservativos e ao coito interrompido", afirmou Yi-Qun Gu, do Instituto Nacional de Pesquisa em Planeamento Familiar, em Pequim, e líder do estudo."O nosso estudo mostra que um método anticoncepcional hormonal para o homem pode ser uma alternativa nova e possível de ser trabalhada", acrescentou.
-
Apesar dos resultados iniciais serem promissores, Yi-Qun Gu afirma que é necessário avaliar os resultados a longo prazo para comprovar a sua segurança em termos do seu efeito na próstata, sistema cardiovascular e comportamento do utilizador.
-
Caso os testes sejam bem sucedidos, a equipa de investigadores estima que o método venha a estar disponível no mercado dentro de cinco anos. (farmacia.com.pt)
-