domingo, 24 de maio de 2009

Cancro: Pessoas com síndrome de Down têm probabilidade menor de desenvolver a doença

-
De acordo com um estudo publicado na revista Nature, as pessoas que sofrem de síndrome de Down (trissomia do cromossoma 21) têm menos hipóteses de sofrer cancro pois possuem cópias de genes que impedem o crescimento dos tumores.
-
Os investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa em células de camundongos e humanas, tendo descoberto que uma terceira cópia do gene DSCR1 (também conhecido como RCAN1), presente na síndrome de Down, pode suprimir o crescimento de vasos sanguíneos que alimentam os tumores cancerígenos.
-
Os cientistas injectaram células cancerígenas pulmonares e de pele em ratos normais e ainda em ratos denominados por Ts65Dn, com três cópias de vários dos genes do cromossoma humano 21.Após o período de três ou quatro semanas, os ratos Ts65Dn apresentaram cerca de 50% menos tumores comparativamente aos ratos normais.
-
A equipa de investigadores utilizou também células estaminais de humanos com síndrome de Down e normais, que criavam tumores quando injectadas em camundongos.
-
Eles descobriram que quando eram utilizadas células estaminais normais, os tumores criaram vasos sanguíneos, mas em células com síndrome de Down os vasos sanguíneos não se formaram completamente.
-
Após os resultados promissores deste estudo os cientistas esperam agora ser possível abrir novas perspectivas na luta contra o cancro. (farmacia.com.pt)
-