domingo, 10 de maio de 2009

Alzheimer: Tratamento experimental contraria doença

-
Investigadores revelam substância capaz de reforçar a capacidade de memorizar em roedores.
-
A pesquisa foi efectuada por cientistas norte-americanos, tendo conseguido reverter os efeitos da doença de Alzheimer em ratos de laboratório através de fármacos experimentais. Para além de ajudar a restaurar a memória a longo prazo, conseguiu ainda melhorar a aprendizagem de novas tarefas.
-
As substâncias utilizadas estimularam a função de um gene identificado recentemente pela equipa de cientistas, e que está envolvido na formação da memória no cérebro.O sucesso desta experiência poderá vir a contribuir para o futuro desenvolvimento de tratamentos para aqueles que são afectados pela doença.
-
As mesmas substâncias utilizadas nesta experiência, conhecidos como inibidores HDAC, estão também a ser testadas para o tratamento da doença de Huntington, uma condição hereditária onde ocorre a morte de neurónios.
-
Apesar dos resultados se terem revelado promissores, Li-Huei Tsai, líder da pesquisa, afirma que o tratamento com inibidor HDAC para seres humanos com Alzheimer apenas deverá estar disponível daqui a uma década. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: