sábado, 16 de maio de 2009

Suplementos vitamínicos podem prejudicar efeitos benéficos do exercício físico

-
Estudo sugere que as vitaminas C e E podem impedir o organismo de resistir à diabetes.
-
Segundo investigadores alemães, o consumo de suplementos alimentares pode prejudicar o efeito benéfico do exercício físico, principalmente no que concerne a prevenção da diabetes.
-
O estudo analisou 40 homens adultos saudáveis que começaram um programa de exercício físico, sendo que metade deles recebia suplementos de vitaminas C e E, ao contrário da outra metade.
-
Através de biopsias realizadas nos músculos os cientistas conseguiam examinar o metabolismo dos participantes. O exercício físico normalmente facilita a acção da insulina no organismo, ajudando a prevenir a diabetes, mas naqueles que tomaram as vitaminas esses sinais eram praticamente anulados.
-
Os investigadores acreditam que a resposta poderá estar na produção de radicais livres, formas quimicamente instáveis de oxigénio que são produzidas pelas células durante a actividade física. Devido ao efeito antioxidante das vitaminas C e E, acabam os radicais livres, como se o corpo não sentisse os efeitos do exercício.
-
Apesar destes resultados, a equipa de cientistas sublinha que é importante consumir frutas, verduras e outros alimentos ricos em vitaminas, mas que a toma de suplementos semelhantes deveria ser repensada. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: