sábado, 16 de maio de 2009

Peixe, nozes e azeite podem ser benéficos para os olhos

-
Investigadores australianos afirmam que aqueles que consomem peixe, nozes e azeite podem reduzir risco de cegueira devido à idade.
-
Dois estudos ligaram o risco de degeneração macular devido à idade (DMI) ao consumo de ácidos gordos omega 3, peixe e nozes numa dieta.
-
Num dos estudos foram analisados 2454 participantes que realizaram um questionário em 1992 sobre os que consumiam. Após entre 5 a 10 anos depois, foram analisados para DMI através de aparelhos próprios para o efeito.
-
Depois de ter sido feito um ajuste para certos factores como a idade, sexo e hábitos tabagísticos, consumir uma porção de peixe por semana estava associado a uma redução em 31% do risco de desenvolver esta doença. Esta associação era ainda mais forte naqueles que consumiam ácidos gordos omega 3. Consumir duas porções de nozes resultava ainda num risco 36% inferior.
-
Num outro estudo, foram analisados 6734 participantes, com idades compreendidas entre os 58 e os 69 anos, que haviam completado questionários entre 1990 e 1994.
-
Os investigadores descobriram que aqueles com níveis mais elevados de gorduras insaturadas tinham uma probabilidade maior de sofrer DMI, contrariamente aqueles que tinham consumido mais ácidos gordos omega 3, apresentando uma probabilidade inferior de vir a sofrer da doença.
-
A Degeneração Macular relacionada com a idade (DMI) é uma patologia degenerativa caracterizada pelo aparecimento de mudanças estruturais no epitélio pigmentar da retina e o crescimento anormal de vasos sanguíneos, neovasos, na zona macular.
-
Quando a mácula é afectada, existe um decréscimo súbito ou progressivo da acuidade visual, tornando mais difícil efectuar tarefas simples, como ler um texto, enfiar a linha no buraco da agulha ou mesmo ver as horas. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: