quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia Mundial da Esclerose Múltipla

-
Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla aproveita efeméride para alertar a população.
-
Seis em cada cem portugueses já contactaram com a esclerose múltipla, o que equivale a um conhecimento da doença por parte de 6% da população.
-
No entanto, são poucos os que elegem esta patologia auto-imune que pode conduzir à perda do controle motor como sendo a mais preocupante.
-
O estudo foi realizado no âmbito das comemorações do primeiro Dia Mundial da doença, que se assinala hoje, tendo sido efectuado pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).
-
Esta é assim uma oportunidade para alertar a população portuguesa sobre uma doença que se estima atingir cinco mil portugueses, segundo dados da SPEM.
-
A esclerose múltipla é uma doença degenerativa, auto-imune, sem cura, que atinge principalmente os adultos jovens entre 20 e 40 anos de idade. Apesar de não ser fatal, a sua progressão pode acarretar a paralisia de membros ou perda da visão.
-
Os sintomas clínicos da esclerose múltipla podem incluir problemas de visão, perda de equilíbrio, dormência, dificuldades em andar e paralisia.É a segunda causa de incapacidade em jovens (depois dos acidentes de viação) e é mais frequente no sexo feminino.(farmacia.com.pt)
-