sábado, 16 de fevereiro de 2008

Alcochete - atenção à qualidade da água da rede pública

Água sai das torneiras em tom acastanhado
Água barrenta desaconselha banhos e preparação de refeições


A qualidade da água da rede pública em Alcochete está a deixar preocupados muitos munícipes, depois de, nos últimos dias, se repetirem as situações em que a água que sai das torneiras com um tom acastanhado. O descontentamento dos moradores aumenta porque esta anomalia acontece quase sempre à hora do jantar, privando-os de cozinhar, efectuar a higiene pessoal e lavar roupa.
-
"A situação é muito incómoda", desabafa Olga Quadrado ao JN, revelando que da última vez que a água apresentou aquele tom foi obrigada a "cozinhar com água de garrafão" e a "limpar as crianças com toalhitas". Quanto à roupa que tinha na máquina, referiu, "ficou completamente preta, encardida".
-
Outro morador, Emanuel Fernandes, lamenta que a Câmara de Alcochete não tenha lançado "nenhum comunicado sobre o que está a acontecer". É que mesmo que a água tenha qualidade para cozinhar, "o seu aspecto impede as pessoas de o fazer", sustenta.
-
Confrontado com as queixas, António Luís Rodrigues, vereador da câmara de Alcochete, disse ao JN que espera ver a situação será resolvida em breve. Adiantou que a autarquia vai proceder à contratação de uma empresa para proceder à limpeza de todas as redes de abastecimento em alta e em baixa das freguesias de Alcochete e S. Francisco. Os trabalhos, orçados em cerca de 80 mil euros, vão ter início em Março e têm um prazo de execução de um mês.
-
Segundo o autarca, o tom acastanhado da água deve-se "à existência de manganês - um composto químico existente na composição da água - em valores abaixo dos limites máximos". Aquela substância, em contacto com o ferro, provoca uma reacção química que cria uma película, chamada bio-filtro, que se agarra às paredes da tubagem.
-
O autarca garante, porém, que a água da rede pública tem qualidade, apesar do aspecto não ser o mais agradável em algumas ocasiões.A limpeza da rede vai incidir sobre cerca de sete quilómetros de condutas entre 450 e 250 milímetros de diâmetro e 20 quilómetros de condutas com diâmetros até 110. (Jornal de Notícias)