terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Telemóveis inofensivos

Telemóveis não provocam cancro no cérebro
-
Estudo efectuado no Japão sugere que o uso do telemóvel não aumenta o risco de contrair tumores no cérebroA pesquisa foi a primeira a observar os efeitos dos níveis de radiação em diferentes partes do cérebro.
-
A universidade médica para mulheres em Tóquio não encontrou quaisquer sinais que contribuíssem para aumento do risco dos três principais tipos de cancro do cérebro entre os utilizadores de telemóveis.
-
O estudo comparou 322 pacientes com cancro do cérebro e 683 pessoas consideradas saudáveis, sendo que os investigadores classificaram os pacientes consoante o tempo que tinham vindo a utilizar o telemóvel, bem como o número de horas que o utilizam diariamente.
-
Analisaram ainda os níveis de radiação emitidos pelos diversos tipos de telemóveis, colocando-os em um de entre quatro categorias, consoante o nível de radiação.
-
"Recorrendo a novas técnicas descobrimos que não existe qualquer associação entre a utilização do telemóvel e o cancro do cérebro", afirmou Naohito Yamaguchi, investigador responsável pela pesquisa.
-
Investigações conduzidas previamente haviam sugerido que estes resultados são contraditórios. No entanto, a maioria dos estudos efectuados sobre os efeitos do telemóvel não provaram que aumentava o risco de cancro."
-
Até agora, nenhum estudo demonstrou quaisquer provas que o uso do telemóvel fosse prejudicial, mas não podemos estar completamente seguros relativamente aos seus efeitos a longo prazo", afirmou Lesley Walker, da Cancer Research UK. (Farmácia)

1 comentário:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Acredito que os telemóveis possam não provocar tantos malefícios quanto alguns cientistas preconizam. Mas acredito também que haja uma grande zona de penumbra à volta desta matéria tanto mais que há muitos interesses em jogo relacionados com estes aparelhos.
Importa estarmos atentos.