quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Estudo: eritropoietinas aumentam risco de coágulos sanguíneos e morte em pacientes

Estudo: eritropoietinas aumentam risco de coágulos sanguíneos e morte em pacientes
-
Os resultados de uma meta-análise revelaram que os pacientes oncológicos que receberam agentes estimulantes da eritropoiese (ESA), para tratar a anemia, apresentaram um aumento estatisticamente significativo do risco de coágulos sanguíneos e morte, em comparação com aqueles que não receberam os fármacos.
-
Na meta-análise, publicada na "Journal of the American Medical Association (JAMA)", os investigadores examinaram os dados de 51 ensaios clínicos que envolveram 13 611 pacientes com cancro. Os resultados demonstraram que aqueles que receberam os fármacos para a anemia, o Epogen (epoetina alfa) ou o Aranesp (darbepoetina alfa), da Amgen Inc., ou o Procrit (epoitina alfa), da Johnson & Johnson, apresentaram um risco 10 por cento mais elevado de morrer, em comparação com aqueles que não receberam os fármacos.
-
Os dados também revelaram que os fármacos para a anemia aumentaram o risco de tromboembolismo venoso por 57 por cento, o que os investigadores afirmaram que confirma descobertas anteriores.
-
O investigador principal, o Dr. Charles Bennett, oncologista da Universidade de Northwestern em Chicago, referiu que as descobertas sobre a mortalidade são novas e diferentes em relação a relatórios anteriores.Os resultados, em conjugação com estudos científicos, aumentam a preocupação relativamente ao facto de estes fármacos poderem estar a estimular o cancro e a reduzir a sobrevivência de pacientes oncológicos.
-
O Dr. Bennett acrescentou que as recomendações actuais da agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) sustentam que estes fármacos são seguros para pacientes com cancro, desde que os níveis de hemoglobina não estejam demasiado elevados. Os dados desta análise não suportam essas afirmações.
-
A anemia é uma complicação comum do tratamento oncológico. Milhões de pacientes com cancro e doença renal tomam ESAs, versões fabricadas de uma hormona humana chamada eritropoietina. Estes fármaco actuam ao estimular a produção de glóbulos vermelhos que transportam oxigénio.
-
Em Novembro passado, a FDA já tinham lançado um alerta para a actualização da rotulagem de aviso dos fármacos para a anemia induzida por quimioterapia, devido a preocupações de segurança ligadas à utilização deste tipo de fármacos por pacientes oncológicos, como noticiou o farmacia.com.pt em "FDA emite novos alertas sobre fármacos para a anemia", no dia 12 de Novembro. (Farmácia)

Sem comentários: