segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Transplantes

Médicos recebem milhões com transplantes
-
No ano 2007 o número de transplantes atingiu os 1330, mais 20 por cento do que no ano anterior. Devido a este aumento o Estado pagou cerca de 23 milhões de euros em incentivos aos médicos, informa o Diário de Notícias.
-
Este sistema de incentivos foi criado nos anos 90 através de um despacho com vista o aumento de transplantes. Hoje em dia este tipo de operações não pára de crescer e há médicos que ganham 30 mil euros mensais.
-
Eduardo Barroso, médico da unidade de transplantes do Curry Cabral, recebeu 30 mil euros só no mês de Novembro de 2007. Naquele mês o hospital atingiu o número recorde de 23 transplantes.
-
«Estes incentivos permitem que eu me dedique ao Serviço Nacional de Saúde com um salário semelhante ao que é praticado no privado», disse Eduardo Barroso.
-
De acordo com a última actualização dos incentivos, já de 2006, determina que os hospitais recebam dos 13 mil euros (por uns rins transplantados) aos 55 mil euros (para o fígado, pulmões ou intestinos). Mais as verbas que estão previstas nos contratos-programa.
-
A legislação prevê que estes valores são dados aos hospitais que retém uma parcela e distribue o restante valor pelos profissionais envolvidos. Esta parcela varia entre os 40 a 80 por cento, dependendo dos hospitais. (Portugal Diário)

Sem comentários: