sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Teste do cancro do ovário eficaz a 99 por cento

Investigadores da Universidade de Yale desenvolveram um teste sanguíneo que se revelou capaz de detectar precocemente o cancro do ovário com uma precisão de 99 por cento. "A capacidade de reconhecer quase 100 por cento dos novos tumores vai ter um impacto profundo nas elevadas taxas de mortalidade devidas a este cancro", diz Gil Mor, líder dos ensaios clínicos que foram agora divulgados na revista Clinical Cancer Research, citado por um comunicado daquela universidade norte-americana.
-
O cancro epitelial do ovário, a forma mais comum deste cancro, é a segunda causa de morte por cancro do foro ginecológico nas mulheres (a seguir ao cancro da mama) na Europa e a primeira nos EUA, sendo três vezes mais mortal do que o cancro da mama. Costuma ser diagnosticado já em estádios avançados.
Nos ensaios clínicos agora concluídos (ditos da Fase II), participaram 500 mulheres: 350 de boa saúde e 150 com cancro de ovário. Utilizando pequenas quantidades de soro do sangue, o teste consistiu em identificar seis proteínas específicas e determinar a sua concentração.
-
Duas outras entidades, entre as quais o National Cancer Institute dos Estados Unidos, avaliatram de forma independente os resultados destes ensaios. Em 2005, os mesmos cientistas já tinham obtido eficácias de 95 por cento utilizando apenas quatro proteínas marcadoras - e agora conseguiram fazer ainda melhor.
-
"Os testes comerciais anteriores apenas reconheciam 15 a 20 por cento dos tumores novos", diz ainda Mor. Mas detectavam apenas proteínas do tumor, ao passo que o novo teste também "detecta proteínas produzidas pelo organismo em resposta ao tumor". Os cientistas já iniciaram ensaios de Fase III (em grande escala), em colaboração com várias entidades, junto de 2000 mulheres. Entretanto, o novo teste já se encontra disponível, frisa o comunicado, através do programa Discovery to Cure da Universidade de Yale. (Público)

3 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Venho pela primeira vez a este blog que muito me surprende pela positiva. Aprecio particularmente quem se procupa com os outros e se disponibiliza para os ajudar.
Toda esta informação é muito útil. "Saiba de Saúde" fará parte do meu roteiro.
Bjs

sol poente disse...

Toda a informação que reuniu é relevante e um óptimo exercício de cidadania.
Um abraço

NÓMADA disse...

Excelente informação que aqui encontro. Já estás no meu plano de visitas.
bjs