terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Consultas de cessação tabágica

Consultas de cessação tabágica aumentaram 25% em 2007
-
Sem ajuda médica, apenas 7% dos fumadores estão abstinentes ao fim de um ano. O IPO de Coimbra realizou mais consultas de cessação tabágica em 2007 relativamente ao ano anterior.
-
Lourdes Barradas, responsável pela consulta de cessação tabágica do IPO de Coimbra comenta que “em 2007, realizámos cerca de 437 consultas de cessação tabágica o que representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior”. “As campanhas de sensibilização para os malefícios do tabagismo têm ajudado ao trabalho dos profissionais de saúde, que cada vez estão mais alertados para esta temática”, assegura Lourdes Barradas.
-
Esta especialista lembra que “as consultas de cessação tabágica são a melhor forma de deixar de fumar, pois está provado que dos fumadores que deixam de fumar sem ajuda médica, apenas 7% estão abstinentes ao fim de um ano.
-
Sendo o acompanhamento médico fundamental para o sucesso das tentativas de abstinência tabágica”.Sobre a epidemia do Tabagismo:O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
-
Um terço da população mundial adulta é fumadora. Todos os anos ocorrem cerca de 5 milhões de mortes devido a doenças provocadas pelo tabaco prevendo-se que esse numero venha a aumentar para 10 milhões em 2030 se esta epidemia não for travada. (Farmácia)

Sem comentários: