sábado, 23 de fevereiro de 2008

Stress pode aumentar risco de cancro de útero

Stresse pode aumentar risco de cancro de útero
-
O stresse pode aumentar o risco das mulheres desenvolverem cancro de útero, sugere um estudo publicado na revista científica Annals of Behavioural Medicine. Segundo os cientistas do Fox Chase Cancer Centre, nos Estados Unidos, o sistema imunológico de mulheres que sofrem de stresse apresentam dificuldades de combater o vírus que causa a maioria dos tipos de cancro cervical.
-
A maioria dos casos de cancro de colo do útero é provocada por uma infecção causada pelo vírus HPV, sexualmente transmissível.Estudos anteriores já haviam mostrado que a resposta do sistema imunológico das mulheres pode determinar o agravamento da infecção em um câncer no colo do útero.
-
Para realizar o estudo, os cientistas fizeram um questionário para 78 mulheres que apresentaram anormalidades nos exames de colo de útero com perguntas sobre a rotina diária de stresse no mês anterior ao exame. O questionário também trazia perguntas sobre eventos importantes que poderiam contribuir para o stresse nas mulheres, como divórcios e outros incidentes.
-
Depois da análise, os cientistas mediram as reacções do sistema imunológico das mulheres quando confrontado com o vírus HPV e compararam os resultados com os de 28 mulheres que haviam tido resultados normais nos exames de colo de útero.
-
Os resultados da pesquisa indicam que a reacção do sistema imunológico das mulheres que tinham uma rotina diária de stresse era mais fraca do que nas mulheres que tinham uma vida mais tranquila."As mulheres com alto nível de stresse têm uma resposta fraca ao HPV16. Isso significa que elas têm um risco maior de desenvolver cancro cervical porque o sistema imunológico não consegue combater os vírus que causam este tipo de cancro", afirma Carolyn Fang, que liderou o estudo.
-
Apesar dos resultados, o estudo não comprovou que o stresse pode ser a causa do cancro cervical. Os cientistas também admitem que, pela proporção do estudo, não é possível afirmar que o stresse prejudica o sistema imunológico ou é apenas um dos factores para o seu enfraquecimento.
-
Segundo um porta-voz da ONG Cancer Research UK, o estudo precisa de mais pesquisas para comprovar a relação do stresse com o cancro. "Nós sabemos que um resposta eficaz do sistema imunológico contra certos tipos de HPV podem prevenir o câncer cervical - isso ajudou o desenvolvimento de vacinas contra este vírus", afirma."Este estudo pequeno não traz provas suficientes para comprovar que uma vida stressante pode suprimir as reacções do sistema imunológico. É preciso que os cientistas realizem mais pesquisas para determinar esta relação", afirma o porta-voz. (Diário dos Açores)

Sem comentários: