quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Hospital dos Covões com cirurgia para diabetes tipo II

Técnica inclui tratamento para obesidade
-
O Hospital dos Covões, em Coimbra, já algum tempo que realiza cirurgias designadas laparoscópicas, utilizadas para o tratamento da diabetes tipo II.O director do hospital, Carlos Magalhães, explicou que «o que está em causa não é a cura da diabetes, mas sim o seu tratamento cirúrgico».
-
Esta diferença existe porque em ambas as situações ainda não está estabelecido quais os resultados a longo prazo em relação a esta patologia, mas a «grande maioria dos doentes deixa de necessitar de insulina ou baixam significativamente as doses utilizadas» explicou o director do hospital.
-
A equipa do Hospital dos Covões, liderada por Carlos Magalhães, utiliza duas técnicas cirúrgicas, que são, primeiramente decididas, de acordo com a situação clínico-metabólica dos pacientes.
-
A cirurgia para os diabéticos é baseada nas hormonas intestinais que regulam a homeostase da glicose, que fica reservada a estes pacientes que sofram de patologias ligadas à vascular periférica, neurológica e ou oftálmica.Segundo adianta o Diário As Beiras, a outra é direccionada para uma cirurgia gastrectomia vertical, para pacientes que sofram de obesidade.
-
Carlos Magalhães explicou ainda que «trata-se de um procedimento cirúrgico que associa a uma diminuição do tamanho do estômago à retirada da parte deste que segrega a grelina, também chamada a hormona do apetite».(Fábrica de Conteúdos)

Sem comentários: