quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Transplantes

Médicos chegam a ganhar 30 mil euros líquidos por mês
Transplantes de órgãos rendem milhões aos profissionais de saúde

-
Segundo o jornal "Diário de Notícias" de hoje, os transplantes de órgãos rendem milhões de euros por ano aos profissionais da saúde, havendo médicos que chegam a ganhar 30 mil euros líquidos por mês.
-
Durante os anos 90 criou-se um sistema de incentivos aos médicos com vista ao aumento de transplantes. Como o número de operações não satisfazia as necessidades, os hospitais foram estimulados a fazer uma maior colheita de órgãos com a ajuda de incentivos monetários sem precedentes em nenhuma outra especialidade.
-
Segundo a notícia publicada hoje no "Diário de Notícias", em 2007, “os transplantes chegaram aos 1330, mais 20 por cento do que no ano anterior. O que custou ao Estado naquele ano 23 milhões de euros só em incentivos. Com os actuais números de transplantes aquilo que antes era um estímulo pago aos profissionais para operar mais, tornou-se, hoje, numa fortuna”.
-
A última actualização dos incentivos, feita em 2006, determina que os hospitais recebam, para além das verbas previstas nos contratos-programa, entre 13 mil euros, por um rim transplantado e 55 mil euros, por um fígado, intestinos ou pulmões.
-
Seguindo a legislação, os montantes são entregues directamente aos hospitais que detém uma parcela e distribuiem os restante pelos profissionais envolvidos (entre 40 a 80 por cento). Quem faz a colheita de órgãos também recebe um valor que é, no entanto, menor que o da transplantação. (Público)

Sem comentários: