quarta-feira, 14 de maio de 2008

Antidepressivos podem ajudar no combate ao cancro e HIV


Investigadores americanos sugerem que os antidepressivos podem ajudar o sistema imunológico a lutar contra doenças graves, como cancro e VIH/Sida.
-
Segundo os cientistas da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, as células brancas, capazes de destruir células infectadas depois de nelas se instalarem, podem ser ainda mais eficazes sob o efeito de antidepressivos.
-
Os investigadores chegaram a esta conclusão no âmbito de um estudo motivado por outras investigações anteriores que concluíram que o stresse e a depressão podem acelerar os malefícios do cancro e do vírus VIH.
-
De modo a testar a hipótese de que os antidepressivos podem ajudar no combate dessas doenças, os especialistas recrutaram um grupo de mulheres infectadas com o vírus VIH, algumas das quais com problemas de depressão.
-
Todas elas foram tratadas com três medicamentos contra a depressão e o stresse. Dois deles aumentaram a actividade das células do sistema imunológico, tendo o terceiro antidepressivo, um esteróide, não produzido efeitos.
-
Dwight Evans, líder da investigação, publicada na revista especializada Biological Psychiatry, conclui que "a investigação fornece evidências de que as funções das células de defesa podem ser ampliadas sob o efeito de inibidores específicos da recaptação da serotonina em pacientes depressivos e não-depressivos". (Ciência PT)

1 comentário:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Interessante. Esperemos que se confirme através da prática. Tudo o que seja para contrariar a doença...

Abraço