quinta-feira, 8 de maio de 2008

Sono irregular está ligado à obesidade, consumo de tabaco e outros problemas

As pessoas que dormem menos de seis horas e mais de nove por noite têm maior probabilidade de se tornarem obesas, segundo um estudo do governo norte-americano, que pretende demonstrar a ligação entre o sono irregular e a obesidade.
-
O estudo também identificou uma relação entre as pessoas com sono leve e menor actividade física, maior consumo de álcool e de tabaco.
-
A pesquisa acrescenta o factor peso a um conjunto de estudos que encontraram obesidade e outros problemas de saúde nas pessoas que não dormem de forma apropriada, afirmou Ron Kramer, porta-voz da Academia Norte-Americana da Medicina do Sono.
-
"Todos os dados estão a demonstrar que as pessoas que dormem pouco ou muito não têm uma saúde tão boa", afirma Kramer.
-
O estudo baseou-se em inquéritos efectuados a 87 mil adultos norte-americanos, entre 2004 e 2006, pelo Centro Nacional para Estatística de Saúde, que faz parte do Centro para o Controlo e Prevenção De Doenças.
-
Estes inquéritos não podem provar uma relação de causa-efeito, não sendo claro que o tabaco cause pouco sono ou que o pouco sono provoque um maior consumo de tabaco, afirma Charlotte Schoenborn, principal autora do estudo.
-
Os inquéritos também não contabilizaram a influência de outros factores, como a depressão, que podem contribuir para um maior consumo de comida, tabaco, menos sono e outros problemas.
Dos fumadores, 31 por cento dormia menos de seis horas por noite e 26 por cento dormia nove ou mais horas por noite.
-
Do mesmo grupo, 18 por cento dos inquiridos dormia entre sete a oito horas.
-
Das pessoas obesas, cerca de 33 por cento dorme menos de seis horas e 26 por cento dorme nove ou mais horas.
-
No grupo dos que têm um sono normal apenas 22 por cento era obeso.
-
No que respeita ao consumo de álcool, as pessoas que dormem menos são as que bebem mais, não havendo no entanto grandes diferenças para as que dormem mais ou o normal.
-
Por outro lado, cerca de metade dos que dormem nove horas ou mais por noite é fisicamente inactiva nos tempos livres.
-
Muitos dos que dormem mais de nove horas têm graves problemas de saúde o que lhes dificulta fazer exercício. (RTP)

Sem comentários: