quarta-feira, 21 de maio de 2008

Uso do telemóvel na gravidez causa hiperactividade

Mulheres grávidas que usem o telemóvel podem ter mais possibilidades de ter filhos com problemas de comportamento, como hiperactividade, de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, e a de Aarhus, na Dinamarca.
-
De acordo com a investigação, filhos de mães que utilizavam o telemóvel, pelo menos duas ou três vezes diárias durante a gravidez, estavam 54% mais propensos a ter problemas comportamentais, quando chegavam à idade escolar, e os riscos parecem aumentar conforme o uso é mais frequente.
-
Quando as próprias crianças usavam o aparelho antes de completar os sete anos, tinham em média, 80% mais risco de ter problemas. Contudo, os autores da pesquisa afirmam que os resultados foram inesperados e devem ser interpretados «com cuidado», já que se trata do primeiro estudo do tipo e torna-se necessário pesquisar mais sobre o assunto.
-
Mães de 13.159 crianças foram recrutadas ainda durante a gravidez e, quando os seus filhos completaram sete anos, em 2005 e 2006, responderam a um questionário sobre a saúde e o comportamento das crianças, assim como sobre o uso do telemóvel durante e após a gravidez e pelos próprios filhos.
-
No entanto, é preciso aprofundar a investigação para estabelecer se a causa dos problemas comportamentais foi, de facto, o uso do telemóvel, já que, de acordo com os cientistas, estes podem não ser resultado da radiação emitida pelo aparelho, mas, sim, estarem associados à pouca atenção dada à criança pela mãe que usa o dispositivo com muita frequência.
-
Se isso ficar comprovado, dizem os especialistas, «o assunto será uma questão de preocupação em termos de saúde pública, devido à utilização generalizada da tecnologia». O estudo será publicado em Julho, na revista especializada Epidermiology. (Diário Digital)

Sem comentários: