terça-feira, 20 de maio de 2008

Genéricos ultrapassam 80% da quota de mercado em seis medicamentos


Os medicamentos genéricos ultrapassaram 80% da quota de mercado em seis das dez princípios activos mais receitadas, no primeiro trimestre, em termos de embalagens vendidas, de acordo com os últimos dados revelados pelo INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.
-
Os seis princípios activos em que os genéricos lideram são: citaloplan (antidepressivo), glimepirida (diabetes), omeprazol (problemas digestivos), sinvastatina (colesterol), isotretinoína (acne) e ciprofloxacina (antibiótico).
-
No que respeita aos outras quatro princípios activos mais receitadas, os genéricos já ultrapassaram 70%. São, neste caso, ácido alendrónico (osteoporose), a flutamida (cancro da próstata), a fluoxetina (antidepressivo) e o meloxicam (anti-inflamatório).
-
Segundo nota do INFARMED, citada pelo Portal da Saúde, o consumo de medicamentos genéricos atingiu, em valor, uma quota acumulada de 19,26% no período Janeiro-Março deste ano, face a 17,24% no período homólogo de 2007. Em termos de embalagens vendidas, a quota subiu, de 10,99% em 2007, para 13,6% nos primeiros três meses do ano.(Saúde na Internet)

Sem comentários: