sexta-feira, 16 de maio de 2008

Higiene ligada ao lúpus

Saúde - Limpeza e desinfecção na infância são factores que podem desencadear doença anos mais tarde
-
Higiene ligada ao lúpus
-
O número de doentes de lúpus eritematoso sistémico (LES) – uma doença auto-imune – tem vindo a aumentar em Portugal nos últimos anos, tal como em todos os países ocidentais. Hoje existem cinco mil portugueses, na sua maioria mulheres, a sofrer desta patologia, estimando-se que um milhar resida no Norte do País.
-
Um estudo, que serviu de tese de doutoramento de Carlos Vasconcelos, responsável pela Unidade de Imunologia Clínica do Hospital de Santo António, no Porto, revela que a melhoria das condições de higiene básicas e dos cuidados de saúde na infância tendem a desencadear, anos mais tarde, a doença.
--
Uma revelação que não surpreende o especialista em doenças auto-imunes Luís Campos, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Em declarações ao CM sublinhou a correlação entre a teoria da higiene e o aparecimento da doença. "Os dados científicos mais recentes – e a tese de Carlos Vasconcelos prova-o – indicam que, na infância, quem vive em ambientes mais protegidos e mais estéreis, com menos infecções, tem maior propensão a desenvolver, em adulto, esta doença auto-imune."
-
APONTAMENTO
Infecções
A falta de exposição a infecções pode desencadear mecanismos que resultam no aparecimento da doença.
-
Causas da doença
Vários factores podem contribuir para desencadear a doença: hormonais, ambientais e genéticos.
-
Órgãos afectados
A doença pode afectar vários órgãos vitais, como o coração, rins, pulmões e cérebro, e ainda as articulações.
-
Sintomas
Febre, cansaço, dores articulares e mal-estar são alguns sintomas. (Correio da Manhã)

Sem comentários: