sexta-feira, 2 de maio de 2008

Doenças respiratórias aumentam


Pulmões doentes
-
As doenças respiratórias afectam cada vez mais os portugueses. Pelo menos um milhão (dez por cento da população) é asmático e cerca de 600 mil indivíduos (seis por cento da população) sofrem de Doenças Pulmonares Obstrutivas crónicas (DPOC). A poluição atmosférica e o tabaco são factores que contribuem para o aumento dos problemas pulmonares.
-
Para conhecer melhor o estado dos pulmões dos portugueses foi realizado em Abril de 2007, rastreios à população em Lisboa, Gaia e Cascais. Submeteram-se ao teste 1900 indivíduos, com uma média de 50 anos.
-.
Artur Teles de Araújo, presidente do Observatório Nacional da Tuberculose e Doenças Respiratórias, revelou ao CM que uma grande percentagem de indivíduos apresentou queixas respiratórias: 475 (25 por cento) indivíduos sofrem de doenças alérgicas, (asma e rinite), enquanto 133 indivíduos (sete por cento) têm DPOC. "São números preocupantes que, apesar de uma ligeira descida do número de fumadores, nos levam a propor a realização de um estudo epidemiológico." Os dados são divulgados amanhã. (Correio da Manhã)

Sem comentários: