quinta-feira, 8 de maio de 2008

Obesidade aumenta riscos de Alzheimer


A obesidade pode aumentar o risco em 80 por cento de ter a doença de Alzheimer, segundo um artigo publicado na edição de Maio da revista britânica Obesity Reviews
-
Os estudos estabelecem uma ligação entre o excesso de peso e as demências, entre elas o Alzheimer, que afectam 10 por cento das pessoas com mais de 65 anos.
-
O risco de demência é acrescido em 42 por cento nos obesos, comparado com o risco que correm as pessoas com um peso normal.
-
O risco é acrescido em 36 por cento nas pessoas com excesso de peso, segundo Youfa Wang, um dos três investigadores da Escola Internacional de Saúde Pública da Universidade John Hopkins Bloomberg, em Baltimore, que efectuaram o estudo.
-
Nas mulheres, a obesidade aumenta o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.
-
Esta degeneração dos neurónios, que causa a perda irreversível das funções cerebrais, constitui dois terços das demências diagnosticadas nas pessoas com mais de 65 anos, relembram os autores do estudo.
-
Nos homens, a obesidade acresce o risco de demência vascular, causada pelos danos parciais do cérebro após uma irrigação sanguínea deficiente.
-
Doze por cento dos riscos de demência podem ser imputados à obesidade.
-
Este número aumenta para 21 por cento quando se fala de Alzheimer, o que mostra que a redução da obesidade é uma estratégia prometedora para prevenir a evolução da idade média dos doentes de Alzheimer, segundo os autores. (RTP)

Sem comentários: