quinta-feira, 1 de maio de 2008

Estudo sugere relação entre autoimunidade e tentativas de suicídio

-------------------------------------------------------Photo Creditis: powerbook trance
O estudo "Autoanticorpos na doença bipolar e nas perturbações de personalidade do Cluster B" foi o vencedor do Prémio APIP/AZ 2008, atribuído pela AstraZeneca (AZ) em conjunto com a Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria (APIP).
-
O trabalho, que pretendeu avaliar a autoimunidade na origem das tentativas de suicídio entre os doentes com perturbações mentais, é da autoria de AmílcarSilva dos Santos e Jaime Traça Almeida, internos de Psiquiatria.
-
A investigação, realizada entre Agosto e Dezembro de 2007 no Hospital São Francisco Xavier (HSFX), em Lisboa, foi desenvolvida numa amostra de doentes no Serviço de Psiquiatria do HSFX, e baseia-se na pesquisa de autoanticorpos nos doentes com doença bipolar e perturbações de personalidade do Cluster B. Os autoanticorpos são anticorpos produzidos pelo nosso organismo, que atacam as células do nosso corpo.
-
Existe uma forte componente de impulsividade nas doenças autoimunes, que se podem traduzir em tentativas de suicídio e/ou auto-mutilação. Estudos anteriores tinham já demonstrado uma relação entre as doenças físicas crónicas e um aumento do risco de suicídio. Em doenças auto-imunes como o Lúpus Eritematoso Sistémico e a Artrite Reumatóide, a percentagem de suicídio é superior à média. No caso desta última, a percentagem de impulsividade também é considerável.
-
Perante o número significativo de doentes internados nas enfermarias de psiquiatria que apresentam alterações de impulsividade, os especialistas decidiram investigar uma eventual correlação entre a auto-imunidade, a doença bipolar e as perturbações da personalidade do Cluster B (cujo componente de impulsividade é relevante).
-
As conclusões indicam que "há uma tendência para uma correlação positiva entre auto-anticorpos anti-tiroideus e a existência de tentativas de suicídio prévias. Apesar do número de doentes da nossa amostra ser relativamente modesto, os resultados encorajam-nos a prosseguir com o estudo", frisou o responsável pela ideia e concepção da investigação, Amílcar Silva dos Santos.
-
O suicídio é actualmente responsável por 2 por cento dos óbitos a nível mundial e está entre as dez principais causas de morte nos países desenvolvidos, sendo a principal causa entre jovens do sexo masculino com idade inferior a 40 anos. Mais de 90 por cento das vítimas de suicídio apresentam perturbações psiquiátricas, como ansiedade, depressão, doença bipolar, perturbações da personalidade ou psicoses.
-
O Prémio APIP/AZ é atribuído aos internos de psiquiatria em Portugal a cada dois anos e resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa dos Internos de Psiquiatria e a AstraZeneca. (Farmacia.com)

Sem comentários: