domingo, 18 de maio de 2008

Modificações de um gene pode impedir o lúpus

-
O lúpus, uma doença crónica auto- imune de causas genéticas complexas, poderá ser evitada e curada através da modificação de um único gene, indica um estudo hoje publicado nos Estados Unidos.
-
"Embora a doença resulte de vários factores que agem em conjunto para desencadear os sintomas, mostrámos que bastaria corrigir uma função crucial do gene FCRgIIB para a impedir", explica Jeffrey Ravetch, director do Laboratório de Imunologia e genética molecular da Universidade Rockefeller, num artigo da revista Science.
-
O cientista, que coordenou um estudo feito com ratinhos, sublinhou que a correcção dessa função do gene poderia também permitir a cura completa no homem.
-
A doença traduz-se por uma acumulação de anticorpos que desencadeia uma reacção do sistema imunitário contra os tecidos sãos do corpo.
-
Os sintomas mais comuns são fadiga, febre, dores musculares, anemia, inflamações cutâneas e do sistema respiratório e, nalguns casos, insuficiência renal e crises somato-sensitivas.Para Betty Diamond, investigador na Faculdade de Medicina da Universidade de Columbia, estes trabalhos representam uma primeira etapa importante para "compreender melhor a chave desta doença"."Esperamos que essa chave seja idêntica nos seres humanos", acrescentou o cientista, que colaborou no estudo.
-
O Lúpus é dez vezes mais frequente nas mulheres, atingindo-as sobretudo entre os 15 e os 45 anos.Estima-se que cerca de 1,5 milhões de norte-americanos sofrem de uma forma ou outra de Lúpus, que, não sendo uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, não tem cura.
-
Se for bem tratada, pode haver uma remissão que permita a paragem do tratamento por grandes períodos de tempo ou até para o resto da vida. (Farmacia.com.pt)

1 comentário:

Tony Madureira disse...

Olá,

Só passei para deixar um beijinho.