domingo, 18 de maio de 2008

Doenças auto-imunes transmitem-se até à 3ª geração

Doenças auto-imunes transmitem-se até à 3ª geração
-
Um estudo realizado por quatro hospitais portugueses junto de 321 famílias revela que as doenças auto-imunes, como o lúpus e a artrite reumatóide, podem transmitir-se a descendentes até à terceira geração.
-
O médico Carlos Ferreira, um dos autores do estudo esta apresentado quinta-feira em Braga pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, diz que as doenças auto-imunes se transmitem à segunda e terceira geração, «atacando» 15 a 20% familiares consanguíneos.
-
Segundo o especialista, estas doenças, entre as quais se inclui a patologia da tiróide, a diabetes juvenil ou a esclerose múltipla, abrangem entre 20 e 50 pessoas em cada 100 mil habitantes, na maioria mulheres, o que significa que haverá entre dois a cinco mil portadores da doença em Portugal.
-
O estudo, intitulado «Lupus eritematoso sistémico e outras doenças auto-imunes em familiares consanguíneos de doentes portugueses» foi apresentado durante o 11.º Congresso Nacional de Medicina Interna, que decorre no Parque de Exposições em Braga até sábado, com a presença de mil médicos.
-
Este é o primeiro trabalho do género em Portugal e um dos quatro ou cinco realizados a nível mundial. Foi levado a cabo por quatro hospitais e organismos de investigação do sector e abrangeu 321 famílias, 90% das quais com doentes do sexo feminino, com idades entre os 14 e os 86 anos.
-
Parciparam no trabalho o Serviço de Medicina 2 do Hospital de Santa Maria/Faculdade de Medicina de Lisboa, a Associação Portuguesa de Doentes com Lupus, o Instituto Gulbenkian de Ciência e a Unidade de Imunologia Clínica do Hospital de Santo António do Porto.
-
Os médicos responsáveis pelo estudo, Carlos Ferreira, Carlos Vasconcelos e Faustino Ferreira, salientaram que as doenças auto-imunes são patologias de base genética e do tipo inflamatório, com prevalência nos chamados «países ricos», as quais têm tendência a aumentar em Portugal, onde aparecem pelo menos 30 casos novos por ano. (Farmacia.com.pt)

Sem comentários: