domingo, 25 de maio de 2008

Prevenção: Especialistas pedem atenção à exposição solar

Bronzeado pode ser fatal
-
Nos olhos, os óculos escuros. Na cabeça, um chapéu. A partir de agora no corpo, uma segunda pele. Os cuidados com os raios solares multiplicam-se. Para muitos não basta já besuntar o corpo com o protector solar, que não é infalível perante a força do satélite natural da Terra. Disponível está já em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países do Mundo, roupa capaz de proteger da radiação ultravioleta, a responsável pelos escaldões e ainda por muitos dos cancros da pele. Os especialistas agradecem.
-
"Colocamos o acento tónico na protecção", confirma ao CM João Abel Amaro, director do serviço de Dermatologia do IPO de Lisboa e coordenador nacional das actividades do Dia do Euromelanoma, que se assinala amanhã. "Deve usar-se todos os métodos possíveis. Em Portugal há várias marcas de roupa de praia preparadas para enfrentar o Sol, mas ainda não há muita adesão, ao contrário do que acontece, por exemplo, na Austrália, onde este tipo de vestuário é moda há muitos anos."
-
Toda a protecção parece pouca, uma vez que o preço a pagar pelos excessos pode ser muito alto. No nosso país estima-se que todos os anos dez mil pessoas sejam confrontadas com o diagnóstico de cancro da pele. Destas, 800 têm de enfrentar o mais maligno e mortal: o melanoma, que afecta cada vez mais jovens.
-
"É que o protector solar é apenas um complemento", reforça o especialista. "A prioridade deve ser dada ao vestuário e à sombra." Cuidados que os portugueses, ansiosos pelo Sol, não devem nunca esquecer. "Temos tido uma Primavera muito invernosa e anos como este são os mais traiçoeiros. Quando temos calor desde Abril as pessoas vão apanhando Sol pouco a pouco e a pele vai-se habituando. Este ano, quando vier o calor, as pessoas não vão estar preparadas."
-
RASTREIOS PELO PAÍS
-
Não podemos viver sem ele, mas o Sol em excesso é responsável por 90% de todos os casos de cancro de pele. A prevenção surge como a principal arma no combate à doença, que vai afectar uma em cada seis pessoas ao longo da vida. O apelo faz-se acompanhar, uma vez mais, por rastreios à pele, espalhados pelo País, com início amanhã, Dia do Euromelanoma. IPO de Lisboa, Hospital Garcia de Orta (Almada), Curry Cabral (Lisboa), Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), São Marcos (Braga), Amato Lusitano (Castelo Branco), Espírito Santo (Évora), Santo André (Leiria) são algumas das unidades de Saúde que realizam esta acção. n
-
MAIS PEQUENOS DEVEM ESTAR PROTEGIDOS
-
Porque a pele das crianças é muito mais sensível do que a dos adultos, os cuidados devem ser acrescidos, evitando-se as horas de maior calor, sem esquecer o uso de protector solar. (CM)

Sem comentários: