terça-feira, 17 de novembro de 2009

Abuso físico durante a infância associado a um maior risco de artrose

-
Segundo um estudo efectuado pela Universidade de Toronto, no Canadá, as pessoas que foram abusadas fisicamente durante a infância têm um risco maior de terem artrose (ou osteoartrite), a doença degenerativa das articulações.
-
A pesquisa avaliou mais de 11 mil pessoas, tendo 10% delas sido diagnosticadas com artrose. Os investigadores descobriram que as pessoas com a doença reumática tinham uma probabilidade duas vezes maior de terem sofrido abusos físicos durante a infância. Mesmo considerando outros factores que poderiam explicar essa relação, como o stress, comportamentos nocivos à saúde e depressão, e ainda outros como a obesidade, renda, idade e escolaridade, os investigadores constataram que a associação entre abuso e artrose permaneceu significativa.
-
No entanto, os autores do estudo destacaram que existem outros factores importantes que não foram considerados na pesquisa, como a lesão articular prévia, níveis elevados de actividade física ou participação em desportos, genética e densidade mineral óssea.
-
Desta forma, mais estudos são necessários para confirmar e compreender os mecanismos responsáveis por esta relação. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: