quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vacinar grávidas contra a gripe pode proteger o bebé contra futuras hospitalizações

-
Estudo norte-americano sugere vacinação contra a gripe em grávidas como forma de evitar futuras hospitalizações dos bebés.
-
A pesquisa foi realizada pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Segundo a pediatra Marietta Vazquez, líder do estudo, o vírus influenza é a maior causa de doença respiratória grave em gestantes e de hospitalização em recém-nascidos, levando os especialistas a recomendar a vacina para as gestantes.
-
No estudo, decorrido entre 2000 e 2009, foram identificadas e acompanhadas pelos investigadores mais de 350 mães e respectivos bebés com até 12 meses de idade internados no Yale-Haven Hospital.
-
Comparando 157 desses bebés hospitalizados devido à gripe e 230 com resultados negativos para a influenza, os especialistas constataram que a vacina na gestante podia proteger a saúde do bebé.
-
"Descobrimos que vacinar as mães durante a gravidez era 80% eficaz na prevenção de hospitalizações por causa da influenza em bebés durante o primeiro ano de vida, e 89% eficaz em prevenir hospitalizações em crianças com menos de seis meses de idade", destacaram os investigadores. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: