quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estudo associa consumo de carnes vermelhas ao risco de cancro da próstata

-
Segundo uma pesquisa efectuada pelo Instituto Nacional do Cancro norte-americano, os homens que consomem grandes quantidades de carne vermelha e carnes processadas, como salsichas, salame ou bacon, têm um risco acrescido de desenvolver cancro da próstata.
-
A equipa de investigadores acompanhou durante nove anos mais de 175 mil homens com idades compreendidas entre os 50 e os 71 anos, tendo notado que aqueles que consumiam mais carnes vermelhas tinham uma propensão 12% maior à doença, comparativamente aos que ingeriam os mesmos alimentos em menor quantidade.
-
Levando em conta outros factores que poderiam influenciar os resultados, como o tabagismo, a prática de exercício física e a escolaridade, os especialistas constataram uma maior relação do cancro, especialmente em estados mais avançados, com o consumo de carnes grelhadas e churrascos, tendo os resultados sido similares para carnes processadas.
-
Os autores do estudo afirmam que as descobertas vêm acompanhar as teorias de que as carnes preparadas a elevadas temperaturas podem estar associadas ao cancro por causa dos processos de cozedura que produzem certas substâncias conhecidas por provocar cancro em animais.
-
"As descobertas apontam mecanismos potenciais pelos quais certas carnes poderiam promover cancro da próstata", concluíram os autores, destacando ainda a importância de se aprofundarem este tipo de estudos. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: