quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Gripe A: Todas as vacinas disponíveis são eficazes e seguras

-
Todas as vacinas indicadas contra a gripe A, devidamente aprovadas pelas instituições oficiais,
são consideradas eficazes e seguras, independentemente das suas características, como terem ou não adjuvantes na sua composição, afirmou a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas.
-
Dentro de poucos dias as autoridades espanholas irão disponibilizar uma vacina sem adjuvantes contra o vírus H1N1 para as mulheres grávidas. Trata-se da vacina Panenza, da Sanofi-Aventis, que foi autorizada no passado fim-de-semana pela Agência Espanhola do Medicamento.
-
“Cada país decidiu comprar uma, duas, três ou mais marcas de vacina. Esta é já a quarta marca disponível”, afirmou a responsável da Direcção-Geral da Saúde (DGS), sublinhando que a vacina é utilizada como cada país entender, de acordo com a sua própria realidade e disponibilidade da vacina.
-
Para Graça Freitas, é importante que as pessoas saibam que as vacinas foram todas feitas pelos mesmos fabricantes, seguindo os mesmos métodos e aprovadas pelas mesmas entidades como qualquer outra vacina que é administrada nos planos de vacinação ou na vacinação sazonal.
-
“Desde que estejam licenciadas e autorizadas por essas instituições oficiais, quer dizer que podem ser administradas, independentemente das características, se tem adjuvante ou não”, sublinhou a responsável. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: