sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Obesidade na adolescência aumenta os riscos de esclerose

-
Estudo norte-americano sugere que as adolescentes obesas correm um risco maior de desenvolver esclerose múltipla.
-
A pesquisa contou com mais que 238 mil mulheres acompanhadas ao longo de quarenta anos, tendo os investigadores notado uma relação do índice de massa corporal (IMC) das participantes aos 18 anos e da forma que elas descreviam a sua silhueta na adolescência com a sua propensão a desenvolver esclerose múltipla na idade adulta.
-
Os resultados sugerem que aquelas que apresentavam uma IMC de 30 ou mais aos 18 anos tinham mais do dobro da probabilidade de ter a doença mais tarde comparativamente aquelas com IMC entre os 18,5 e 20,9. Os resultados foram os mesmos quando os investigadores consideravam outros factores que poderiam afectar os riscos, como o tabagismo, idade e etnia.
-
"Os nossos resultados sugerem que o peso durante a adolescência – e não na infância ou na idade adulta – é fundamental na determinação do risco de esclerose múltipla", afirmou a investigadora Kassandra Munger.
-
"Ensinar e praticar a prevenção à obesidade desde o início, mas especialmente durante a adolescência, pode ser um passo importante na redução do risco de esclerose múltipla mais tarde para as mulheres", concluiu. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: