sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Genéricos representam um sexto dos medicamentos vendidos

-
Uma em cada seis embalagens de medicamentos vendidos em Portugal já é de genéricos.
-
A afirmação foi realizada por Manuel Pizarro, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, à margem de um debate sobre "Política do medicamento".
-
"Há seis meses era apenas uma em cada sete embalagens, concluindo-se assim que a evolução registada mostra que os portugueses confiam cada vez mais nos genéricos", referiu Manuel Pizarro. "A quota dos genéricos em termos de embalagens está em 17,4% e em valor encontra-se nos 18,6% dos medicamentos vendidos em Portugal", acrescentou.
-
Já o presidente do Infarmed, Vasco Maria salientou que nem tudo corre bem neste domínio, condenando a proliferação de medicamentos genéricos à volta da mesma substância activa, tendo referido o exemplo da sinvastina, utilizada para combater problemas cardiovasculares e da qual existem várias cópias à venda.
-
Ainda sobre a política de saúde, Manuel Pizarro sublinhou que a ambição do Ministério da Saúde é que em cada hospital, onde existe uma urgência a funcionar 24 horas por dia, exista também uma farmácia de venda ao público. "Estão abertas cinco e nos próximos dois, três anos vão abrir mais", referiu. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: