quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Estudo associa depressão materna a asma nas crianças

-
A depressão materna pode vir agravar os sintomas de asma nas crianças, segundo um estudo efectuado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. No entanto, o contrário não acontece, com a frequência das crises de asma do filho a não afectarem a depressão da mãe, pelo menos aparentemente.
-
Os investigadores avaliaram dados de 262 mães de crianças afro-americanas com asma, tendo descoberto que as crianças cujas mães apresentavam mais sintomas depressivos tinham uma maior frequência e sintomas da doença respiratória durante os seis meses do estudo. Da mesma forma, filhos de mulheres com sintomas menos intensos do problema de saúde mental tinham menos asma.
-
"Embora a nossa pesquisa não tenha sido desenvolvida para medir apenas quanto a depressão de uma mãe aumenta a frequência dos sintomas da criança, um claro padrão emergiu no qual este último seguiu o primeiro", afirmou a investigadora Kristin Riekert.
-
"Intuitivamente, isso pode parecer que estamos a lidar com a situação de quem nasceu primeiro – o ovo ou a galinha, mas o nosso estudo sugere o contrário. O facto de que a depressão da mãe não foi afectada pela frequência dos sintomas da criança, realmente, pegou-nos desprevenidos, mas também sugeriu qual factor veio primeiro", concluiu a especialista.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: