quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cuidados na alimentação podem evitar cancro colo-rectal

-
Alimentação adequada, ingestão de frutas, verduras e legumes, e ainda de chás e vinho tinto podem ser boas soluções para homens com excesso de peso e mulheres com peso normal se protegerem contra cancro do intestino e no recto.
-
Estas são as conclusões de um estudo holandês que será publicado no próximo mês de Dezembro no International Journal of Cancer. Os especialistas acreditam que os antioxidantes, denominados por flavonóides, presentes nesses alimentos podem interferir com os processos responsáveis pela doença.
-
Os cientistas avaliaram cerca de 121 mil pessoas com idades compreendidas entre os 55 e os 69 anos, tendo estas preenchido relatórios sobre a sua alimentação para um estudo sobre a dieta e o cancro. Os investigadores notaram que as análises da ingestão dos flavonóides, em relação ao peso, indicavam efeitos protectores de alguns destes compostos em subgrupos de homens com excesso de peso e mulheres com peso normal.
-
Uma maior ingestão de catequinas – presente em uvas, chocolate amargo, chá, vinho e alguns grãos – foi também associada a um risco menor de cancro colo-rectal entre homens um pouco acima do peso e mulheres magras.
-
Seguindo estes resultados, os investigadores recomendam uma alimentação rica em compostos antioxidantes de forma a prevenir alguns tipos de cancro, nomeadamente no sistema digestivo.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: