terça-feira, 17 de novembro de 2009

Consumo excessivo de selénio pode aumentar o colesterol

-
Segundo um estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido, a ingestão em excesso de selénio, encontrado principalmente nas castanhas, frutos do mar, carnes e alguns vegetais, pode aumentar em 8% os níveis de colesterol.Os especialistas alertam assim para estes efeitos adversos, sublinhando, no entanto, a sua importância na prevenção de doenças crónicas, como o cancro e problemas cardíacos.
-
A equipa de investigadores avaliou a associação entre a concentração de selénio e de lípidos no sangue de mais de mil pessoas com idades compreendidas entre os 19 e os 64, tendo notado que aqueles com níveis superiores do nutriente no plasma apresentavam um colesterol total 8% maior. Para além disso, eles destacaram ainda que um aumento de 10% nos níveis do colesterol "mau" poderia indicar um risco significativo de enfarte ou angina.
-
Entre os participantes com maiores níveis de selénio, mais de 48% admitiram estar a tomar o suplemento do nutriente, levando os investigadores a recomendar a ingestão do mesmo através de fontes naturais, aconselhando a consulta a um especialista caso necessitem de suplementação.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: