quinta-feira, 12 de novembro de 2009

OMS garante que vírus da gripe A ainda não sofreu mutação

-
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou esta quinta-feira que o vírus da gripe A (H1N1) não sofreu mutação e continua estável, enquanto se observa um início precoce do período gripal no hemisfério norte.
-
Segundo Keiji Fukuda, representante especial para a gripe da OMS, na América do Norte, por exemplo, continua a ser registada uma transmissão sustentada do vírus, uma evolução semelhante à registada em várias partes da Europa e Ásia Central e Oriental. No entanto, existem situações que são muito variadas, dependendo dos locais.
-
A OMS aproveitou ainda para apelar aos países para manterem as acções de prevenção e combate ao vírus H1N1, que permanece preocupante, solicitando à população para não recusar a vacinação contra gripe A.
-
Apesar das semelhanças com a gripe sazonal e existirem muitos casos ligeiros, o novo vírus H1N1 continua propagar-se no hemisfério Norte, provocando um número crescente de infecção.
-
"Certas pessoas especularam sobre o facto de a infecção pandémica ser fraca e subestimaram-na", acrescentou ainda Fukuda.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: