terça-feira, 3 de novembro de 2009

Depressão associada a alimentos industrializados

-
Investigadores britânicos da University College London sugerem que pessoas com dieta mais saudável correm menos risco de ter depressão.
-
O estudo, publicado na revista científica British Journal of Psychiatry, avaliou informações sobre a dieta de 3500 funcionários públicos britânicos, tendo monitorizado a ocorrência de depressão no grupo cinco anos mais tarde.
-
No entanto, os especialistas afirmam que não é possível excluir a possibilidade de que as pessoas com depressão tenham dietas menos saudáveis, sendo pouco provável que a alimentação seja a causa destes resultados visto que não foi identificada uma relação entre a dieta e diagnósticos prévios de depressão.
-
Os participantes foram divididos em dois grupos segundo o tipo de dieta que seguiam. Num dos grupos ficaram os que consumiam alimentos integrais, frutas, legumes e peixe, enquanto que no outro grupo ficaram os que consumiam principalmente alimentos industrializados, como sobremesas açucaradas, alimentos fritos, carne industrializada, cereais refinados e produtos lacticínios ricos em gordura.
-
Após terem sido considerados outros factores, como sexo, idade, educação, actividade física, doenças crónicas e tabagismo, os especialistas identificaram uma diferença significativa em riscos futuros de ocorrência de depressão nos grupos.
-
Assim, os que consumiam mais alimentos integrais apresentaram um risco 26% menor de desenvolver depressão do que os que consumiam menos alimentos integrais. Em contraste, os que comiam mais alimentos industrializados apresentaram um risco 58% maior de desenvolver depressão comparativamente aos que comiam poucos alimentos industrializados.
-
Apesar de não ser ainda claro a forma como alguns alimentos podem proteger contra ou aumentar os riscos de depressão, os cientistas acreditam que pode haver uma ligação entre dieta, inflamações e condições como doenças cardíacas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: