terça-feira, 3 de novembro de 2009

Forma física declina principalmente após os 45 anos de idade

-
De acordo com um estudo publicado na revista científica Archives of Internal Medicine, o condicionamento físico de homens e mulheres diminui com o tempo, mas existe uma aceleração desse processo quando se atingem os 45 anos de idade.
-
Os autores do estudo acreditam ainda que o controlo do peso, não fumar e ser fisicamente activo são factores associados a um nível mais elevado de condicionamento físico.
-
A equipa de investigadores avaliou mais de 3 mil mulheres e 16 mil homens com idades compreendidas entre os 20 e os 96, tendo concluído que, apesar da forma física diminuir com o decorrer do tempo, essa redução não era de forma linear e constante, havendo também um declínio cardio-respiratório a partir dos 45 anos, especialmente entre os homens.
-
Estes resultados sublinham a importância de se ser fisicamente activo, bem como não fumar, como forma de manter a função cardio-respiratória correcta na vida adulta.
-
Os especialistas acreditam que estes dados são importantes, especialmente em locais onde a população se tem vindo a tornar cada vez mais sedentária e obesa.
-
"Ser inactivo e ter um elevado IMC estaria associado com menor idade em que a pessoa esperava alcançar o limite da aptidão cardio-respiratória associado com maiores riscos de saúde", concluíram os autores do estudo.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: