sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Músculos mais fortes podem reduzir risco de Alzheimer

-
Segundo um estudo publicado na revista científica Archives of Neurology, os idosos que têm músculos mais fortes podem ter um risco menor de desenvolver Alzheimer.
-
"As descobertas apoiam a ligação entre a saúde física e a cognição no envelhecimento e a importância de se manter uma boa função física e a força", afirmaram os autores do estudo.
-
Os investigadores avaliaram a força de grupos musculares nos braços e pernas, e músculos respiratórios de 970 pessoas com idades compreendidas entre os 54 e os 100 e que não sofriam de demência, tendo sido observado que os 97 participantes com maior força muscular tinham uma propensão 61% menor de desenvolver a doença de Alzheimer no período de quatro anos, comparativamente a 97 dos participantes mais fracos.
-
Para além disso, os mais fortes tinham um declínio inferior das habilidades mentais com o passar do tempo.
-
Os autores do estudo acreditam que poderá haver algo a ocorrer no corpo que provocaria tanto a fraqueza muscular quanto a perda de capacidade mental.
-
"Certamente pensamos que é importante ser fisicamente activo e exercitar para manter os músculos fortes", destacaram os especialistas. "Uma boa saúde física é importante para uma boa função cerebral", concluíram. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: