quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Brócolos são benéficos para pessoas com fibrose cística

-
Segundo um estudo efectuado pela Universidade da Pensilvânia, um antioxidante presente nos brócolos e na couve-flor, denominado por tiocianato, pode ajudar as pessoas com fibrose cística, uma doença genética que atinge as glândulas exócrinas do corpo.
-
De acordo com os investigadores, o antioxidante pode ajudar a reduzir os danos provocados por moléculas inflamatórias no pulmão, pâncreas, nervos e nas células de revestimento dos vasos sanguíneos. Assim, esta descoberta pode também ter implicações para outras doenças inflamatórias, como a diabetes e doença cardíaca.
-
Na pesquisa foi utilizado um estudo de cultura de células e uma síntese da conhecida bioquímica de antioxidantes, tendo os investigadores norte-americanos descoberto que o tiocianato protegia as células pulmonares de lesões provocadas pelo acumular de peróxido de hidrogénio e hipoclorito, substâncias químicas potencialmente prejudicais, e que são produzidas pelo organismo como reacção a infecções e lesões.
-
Os especialistas acreditam também que o antioxidante protege as células do hipoclorito produzido por reacções que envolvem uma enzima denominada por MPO que é libertada pelos leucócitos durante as inflamações.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: