quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Estar um pouco acima do peso pode prolongar vida de idosos

-
O excesso de peso e gordura corporal, antes da terceira idade, estão associados a um maior risco de doenças, principalmente doenças cardiovasculares, e de morte. No entanto, um estudo efectuado no Canadá sugere que, entre idosos, poderá haver um efeito contrário pois a massa de gordura actua como uma reserva de energia, ajudando a pessoa a sobreviver a doenças e condições crónicas.
-
O estudo avaliou mais de 4 mil homens e 5 mil mulheres, tendo os investigadores notado que o peso e os níveis de gordura demasiado baixos estavam associados a um maior risco de morte entre as pessoas com 65 anos ou mais velhas.
-
Entre os participantes com mais de 75 anos de idade, ter menos peso aumentava os riscos de morte 1,6 vezes para os homens e 3 vezes para a mulher, comparativamente ao peso normal.
-
Os autores do estudo acreditam que na faixa etária entre 18 e 64 anos, o risco de morte aumentaria com a obesidade masculina e em mulheres com excesso de peso ou obesas, mas nos grupos mais velhos, ter o peso um pouco acima da média estava associado a uma menor mortalidade.
-
Apesar dos resultados, os autores do estudo sublinham que a obesidade aumenta a incidência de diversas condições crónicas e de morte, mesmo nos idosos, e a perda de peso devidamente acompanhada por um especialista pode ser benéfica para a saúde no geral.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: