terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estudo aponta mecanismo pelo qual o álcool estimula a progressão do cancro

-
O consumo de bebidas alcoólicas sempre foi associado a um maior risco de cancro da mama e do cólon, mas os mecanismos responsáveis por essa relação não são ainda claros. No entanto, um estudo efectuado pela Universidade Rush, nos Estados Unidos, pode ajudar a compreender melhor o papel do álcool nessas doenças.
-
Segundo os investigadores, um processo designado por transição epitelial-mesenquimal (TEM), essencial para diversos processos de desenvolvimento, pode ser o mecanismo celular pelo qual as células doentes disseminam-se de forma agressiva (processo denominado por metástese), induzidas pelo álcool.
-
Os investigadores acreditam que a TEM promove o cancro ao "activar" sinais nas células cancerígenas que as ajudam a deixar o tumor principal invadir a corrente sanguínea e a espalhar-se pelo corpo. Para além disso, a TEM poderia aumentar a resistência das células doentes aos fármacos de tratamento do cancro, aumentando as taxas de mutação nas células que promovem a metástese.
-
"A TEM é uma área activa na pesquisa do cancro, e crescente evidência apoia um papel para a TEM durante a progressão do cancro e metástases para diversos tipos da doença, mas, previamente, não para os cancros associados ao álcool", explicou o investigador Christopher B. Forsyth.
-
A equipa de cientistas recolheu amostras de quatro homens alcoólicos e quatro saudáveis, tendo tratado as células cancerígenas de forma a avaliar a transição epitelial-mesenquimal. Examinando os efeitos do consumo da bebida nos diversos indicadores de cancro e da transição, os investigadores observaram que o álcool ligava os sinais celulares, assim como os biomarcadores característicos da TEM nas células de cancro, e ainda nas intestinais não-cancerígenas, sugerindo que o álcool tem um papel estimulante no início da doença.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: