sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Estudo indica que as emoções podem afectar a sensação de dor

-
A revista científica PNAS, segundo um estudo efectuado no Canadá, revela que o humor pode alterar a forma como reagimos à dor. “As emoções ou o humor podem alterar como nós reagimos à dor, pois elas estão relacionadas”, afirma o investigador Mathieu Roy, líder do estudo, acrescentando que a dor pode aumentar quando é associada a pensamentos negativos.
-
Treze participantes assistiram a três tipos de imagens diferentes: desagradáveis, agradáveis e neutras, sofrendo pequenos choques dolorosos em simultâneo. Os especialistas calcularam as reacções no cérebro dos voluntários através de ressonância magnética funcional.
-
A partir dos testes foi possível separar as emoções ligadas à actividade cerebral que respondem à dor. Os cientistas concluíram que as imagens desagradáveis provocavam dores mais fortes nos voluntários que levavam os choques do que aqueles que experienciaram as agradáveis.
-
Os especialistas acreditam que esta descoberta oferece provas científicas de que a dor é controlada pelo humor, podendo abrir caminho para abordagens não-farmacológicas, com imagens e sons, para aliviar a dor. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: