quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Varizes podem ser prenúncio de doenças graves

-
Segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, as varizes provocam não só inibição e vergonha, como também podem tornar-se incapacitantes. Esta condição afecta 35% de pessoas só no Brasil, aparecendo no 14º lugar do Ministério da Saúde no que diz respeito a aposentadorias por invalidez.
-
De acordo com os especialistas, dois terços das mulheres e um terço dos homens apresentam veias dilatadas nos membros inferiores. Segundo determinadas condições, como alterações hormonais, ciclos menstruais, gestações, anticoncepcionais, menopausa, sedentarismo, entre outros, as veias mal formadas podem dar origem a varizes.
-
"Ao contrário do que se pensa, sol, salto alto, depilação, corrida, musculação ou outros exercícios, alimentação, fumo, cruzar as pernas têm muito pouca influência no problema", ressalvam os especialistas, acrescentando que em 70% dos casos, a anomalia aparece antes dos 30 anos de idade.
-
Dor, cansaço e sensação de peso nas pernas são os sintomas mais frequentes, mas as varizes também podem gerar inchaço, câimbras e outras indicações mais graves como úlcera varicosa. A trombose venosa profunda é outra consequência grave, caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo numa veia profunda da perna, podendo deslocar-se até ao pulmão originando uma embolia pulmonar.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: