quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Gripe A: Estirpe resistente a Tamiflu pode ser transmissível

-
Uma nova estirpe do vírus H1N1, resistente ao tratamento com o Tamiflu (oseltamivir), pode ser transmissível, segundo autoridades do Reino Unido que têm vindo a investigar cinco casos de infecção diagnosticados no País de Gales.
-
Os pacientes em causa encontram-se em grupos de risco, afirmou John McCauley, do Medical Research Council, acrescentando que outros quatro foram diagnosticados com a mesma mutação. Um deles acabou por reagir ao medicamento, tendo os restantes três ficado em observação.
-
Ainda segundo John McCauley, os doentes que apresentam problemas ao nível do sistema imunitário parecem ser mais susceptíveis a desenvolver resistência aos fármacos, tendo já sido identificados 57 casos de resistência ao Tamiflu a nível mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
-
Esta é a primeira vez que existe a suspeita de que a resistência ao vírus seja transmissível de pessoa para pessoa com o contágio, apesar de existir uma suspeita nos Estados Unidos que estaria em investigação.
-
A OMS desvaloriza, no entanto, estes casos uma vez que são limitados, não havendo provas de que o vírus esteja a sofrer mutações constantes.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: