sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Aspirina pode prevenir regresso do cancro da próstata

-
A aspirina, entre outros medicamentos anticoagulantes, aparenta reduzir a probabilidade do cancro da próstata regressar em pacientes que tinham sido submetidos a tratamentos com radioterapia, afirmou um estudo efectuado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.
-
O cancro da próstata é muito comum entre homens mais velhos que também apresentam um maior risco de problemas cardiovasculares, necessitando frequentemente de tomar anticoagulantes para reduzir a probabilidade de vir a sofrer um enfarte.
-
Estudos efectuados em animais demonstram que o uso de medicações anticoagulantes poderia interferir com o crescimento e disseminação de tumores, para além de provocar alterações moleculares que tornariam as células doentes mais sensíveis à radiação.
-
A pesquisa contou com 662 homens que faziam radioterapia, sendo que 196 deles tomavam aspirina, 58 coumadina, 24 plavix, e os restantes sem tomar anticoagulantes. Após o período de quatro anos, a recorrência do cancro foi de apenas 9% em homens que tomavam esses medicamentos, comparativamente a 22% dos restantes.
-
Apesar dos resultados, os autores do estudo afirmam que os homens que têm cancro da próstata não devem tomar aspirina como forma de controlar a doença visto que esse tipo de medicamentos tem efeitos secundários, incluindo hemorragias internas, sendo necessário aprofundar a relação entre a aspirina e o cancro da próstata.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: