segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Aumento de peso após os 30 anos está ligado à perda de massa muscular

-
Segundo especialistas da Associação Brasileira de Nutrologia, a partir dos 30 anos existe uma maior facilidade em ganhar peso, sendo que este aumento está também associado à perda de massa muscular.
-
"Neste período, o organismo reduz em cerca de 5% o gasto calórico, devido à perda de massa muscular e, em consequência, ao processo de envelhecimento", explica o nutricionista Luiz Roberto Queroz, director da Associação. Segundo o especialista, a diminuição das actividades físicas, as alterações hormonais, as mudanças de hábitos alimentares e o stress também contribuem para o ganho de peso.
-
O médico sublinha a importância de juntar uma alimentação equilibrada à prática de exercícios aeróbicos e anaeróbicos, bem como reduzir o consumo de alimentos que contêm calorias, como gorduras e açúcar.
-
"Os exercícios aeróbicos estimulam a função do sistema cardiorrespiratório e também a queima de gordura. Já os anaeróbicos ajudam a manter ou aumentar a massa muscular, essencial para evitar a queda no metabolismo, comum nessa faixa etária", afirma.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: