sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Temperaturas extremas e poluição do ar aumentam os riscos de enfarte

-
A poluição do ar, assim como as temperaturas muito quentes ou frias, podem provocar ataques cardíacos, de acordo com um estudo publicado na revista especializada Heart.
-
Segundo os especialistas britânicos, nos dias onde existe mais poluição atmosférica, juntamente com temperaturas extremas, o risco de enfarte é maior porque o organismo pode ser afectado de formas diferentes.
-
Foram avaliados 19 estudos, em dois trabalhos diferentes, sobre a temperatura e enfarte, e 26 sobre sobre a relação entre a poluição e risco de ataques cardíacos, tendo descoberto que , dos 12 que tiveram os seus dados recolhidos durante o Inverno, 8 mostraram aumentos do risco de enfarte a curto prazo em temperaturas mais frias, e 7 dos 13 que avaliavam temperaturas mais quentes indicaram aumento nos riscos.
-
"Numa cidade que normalmente vê dez ataques cardíacos por dia, os resultados mostram que pode haver um extra de um a quatro enfartes nos dias mais quentes ou mais frios", explicou o investigador K. Bhaskaran, da London School of Hygiene and Tropical Medicine.
-
Baseados nos resultados, os autores defendem a necessidade de se realizarem esforços governamentais para reduzir a emissão de poluentes, bem como alertar as pessoas de alto risco quando há previsão de temperaturas extremas ou de altos níveis de poluição do ar. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: